A importância da Alimentação Saudável

A importância da Alimentação Saudável

Uma alimentação saudável proporciona qualidade de vida, pois faz nosso corpo funcionar adequadamente respondendo a todas as funções e é uma das melhores formas de prevenção para qualquer doença. Talvez você já esteja cansado de ouvir a frase “você é o que você come”, porém, não é mais do que a pura verdade. Até o estresse, a ansiedade e o humor se alteram de acordo com o que você ingere. Com uma alimentação saudável, você também pode manter uma pressão arterial equilibrada e prevenir sintomas de menstruação, como a TPM!

Não adianta ter o corpo que deseja se o que você come não é tudo que seu corpo precisa para uma vida saudável. E é aí que se forma a grande confusão: a alimentação saudável não está relacionada a nenhuma dieta ou regime e sim no fato de manter o peso ideal com uma alimentação balanceada sempre aliado a atividade física regular.

Mas, infelizmente muitos ainda se preocupam mais com a estética do que com a saúde e é onde estão os maiores índices de desequilíbrio alimentar.

Adquirir uma alimentação saudável requer quantidades certas, nos momentos certos, rotina de horários e alimentos que forneçam ao corpo: proteína animal e/ou vegetal, carboidratos (de baixos índices glicêmicos), gorduras boas, fibras, cálcio, vitaminas e sais minerais. É importante verificar a qualidade e a composição dos alimentos para consumir produtos bons e adequados e que não
façam mal à sua saúde.

Comer na Rua

Atualmente, está cada vez mais difícil se alimentar em casa devido a correria do dia a dia. Muitas pessoas colocam a saúde de lado e não praticam exercícios físicos e nem se alimentam corretamente. No café da manhã opte por alimentos mais nutritivos e proteicos, incluindo sementes, cereais e oleaginosas e zero carboidratos.

Os lanches durante o dia são um problema para quem trabalha fora porque há apenas opções como lanches gordurosos ou então decidem passar por horas sem comer. Deixe na bolsa ou no trabalho barrinhas de cereal light, frutas, iogurtes light, oleaginosas, água de coco, biscoito de arroz ou de tapioca, ricota, cottage ou outras proteínas.

Para você que almoça fora de casa, a melhor opção é levar suas refeições em sua bolsa térmica, assim além de economizar sempre fará as refeições adequadas às suas necessidades e objetivos. Ou sempre opte pelos restaurantes self service onde é possível escolher os pratos que serão consumidos. Escolha uma opção de carboidrato de baixo índice glicêmico, uma de proteína animal
e vegetal, legumes e saladas.

Se você sai do trabalho diretamente para a faculdade ou para um curso procure jantar antes de ir.
Em muitos casos isso não é uma opção viável, dessa forma, faça um lanche saudável evitando molhos industrializados, refrigerantes, salgados fritos e doces. Os horários para se alimentar fora de casa nem sempre são os melhores, mas reserve esse tempo para apreciar a comida e se sentir devidamente saciado.

Dicas para Alimentação Saudável

A 1ª refeição do seu dia deverá ser sem carboidratos, para evitar produção de insulina e
ganho de peso
Faça no mínimo 04 refeições por dia : desjejum, almoço, lanche da tarde e jantar
Se necessário inclua o lanche da manhã (colação) e o lanche da noite (zero carboidratos)
Coma de 01 à 02 frutas ao dia
O seu diário alimentar deverá ser composto de proteína animal, proteína vegetal, hortaliças,
legumes, carboidratos de baixo índice glicêmico, sementes, cereais e até fungos
Beba 250 ml de água à cada 1 hora
Inclua verduras (quentes ou frias) no seu diário alimentar
Não utilize frituras mas assados, grelhados e cozidos
Exclua temperos industrializados
Pouco sal e açúcar
Evite bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos de caixinha
Opte por doces menos calóricos e somente até o lanche da tarde e 01 vez ao dia

VIVA PARA COMER, NÃO COMA PARA VIVER
PRATIQUE NO MÍNIMO 30 MINUTOS ATIVIDADE FÍSICA POR DIA